21 janeiro 2008

0029 - Gravuras antigas

A recolha de imagens antigas, referentes às terras de Algodres, que esta associação tem vindo a estimular, incidirá, por certo, maioritariamente em reproduções fotográficas, mas abrange também outros tipos de imagens disponíveis: desenhos, pinturas, gravuras...

Revestem-se do maior interesse, por exemplo, as litografias retratando locais e personalidades do concelho. Se algumas são já bem conhecidas, outras estarão ainda por descobrir.

De entre as litografias já inventariadas, divulgamos hoje os retratos de três notáveis fornenses do séc. XIX, a partir de exemplares existentes no acervo da Biblioteca Nacional.

Um dos retratos mais difundidos de António Bernardo da Costa Cabral, 1º conde e 1º marquês de Tomar, foi executado por António Joaquim de Santa Bárbara para esta litografia de 1843:



O seu irmão mais velho, José Bernardo da Silva Cabral, 1º conde de Cabral, está retratado nesta litografia de 1855:


Santa Bárbara foi também o autor do retrato de António Camelo Fortes de Pina, 1º. visconde das Torres, publicado nesta litografia de 1850:


Continuamos a aguardar o envio de outras imagens por parte dos associados e demais leitores deste blog.

3 comentários:

Amaral disse...

Caríssimos
Os meus mais sinceros parabéns. este post tem uma qualidade elevadíssima e é uma boa forma de promover/recuperar certa parte da história do país e da região de algodres.
Boa semana
Abraço

Al Cardoso disse...

Os dois segundos politicos embora nunca tenham atinjido o renome do Marquez de Tomar, tambem merecem ser lembrados pelo que deram ao pais, bem hajam pela divulgacao.
Ja agora e em seguimento do meu ultimo "post" no http://aquidalgodres.blogspot.com/
porque nao considera-los para a toponomia concelhia?

Um abraco amigo d'algodrense.

João Paulo Lopes Clemente disse...

Muito interessante!
Há que não esquecer o passado se desejarmos ter um futuro com raizes!