28 janeiro 2008

0032 - Ainda os mapas antigos


Dando continuidade à representação do concelho (ou à estranha ausência dela) em mapas antigos, publica-se aqui um excerto de uma carta de 1690, onde (na parte inferior da imagem - clic no mapa para aumentar) aparecem representadas as povoações de Celorico e Trancoso e, no meio destas, uma povoação designada por Frechas. Estas três povoações aparecem com o símbolo de terem castelo. Nenhuma povoação do concelho de Fornos aparece, o que é estranho, dada a antiguidade da toponímia actual da grande maioria das povoações fornenses. Estranha é também a tal povoação de Frechas com castelo e ali localizada. A que corresponderá? A mais um erro de localização? A uma povoação que mudou de nome? Mas que outro castelo ali haveria, a norte do Mondego e a sul de Trancoso?
Note-se que o topónimo Frechas (por vezes Freches) aparece sistematicamente noutras cartas antigas (que serão publicadas em próximos posts), sempre naquele local, próximo do que será a implantação de Fornos, sem que povoações fornenses sejam referidas. Um mistério.

1 comentário:

Al Cardoso disse...

Analizando melhor fornos nao deveria aparecer onde esta "Frechas", mas sim mais perto do mondego em frente de Linhares, mais ou menos proximo de onde esta Valverde, que tambem esta deslocada.
Nao fico assim tao trite em nao ver ai nem Fornos nem Algodres, pois tambem la nao vejo Gouveia, Azurara (Mangualde) nem Seia!

De qualquer forma e interessante esse mapa.

Um abraco d'algodrense.