25 janeiro 2008

0031 - Patrimónios da Semana 11 (Muxagata)


Capela oitocentista dedicada à Nª Sª dos Milagres, situada no termo da freguesia da Muxagata e no lugar de uma antiga ermida com a mesma dedicatória. Essa ermida, segundo Monsenhor Pinheiro Marques, terá sido destruída pela população enfurecida pelo facto de a imagem ter sido levada para Viseu. As pedras dessa antiga ermida terão sido reutilizadas em construções, tanto na Muxagata como em Figueiró. O reaparecimento dessa imagem junto a uns penedos levou ao reacender da devoção ao local e à construção do actual templo. Seria interessante fazer umas escavações arqueológicas e ver se se preservaram vestígios da antiga ermida, os quais, a estarem presentes, poderiam ser integrados no actual santuário, uma vez que fazem parte da sua história e identidade.

2 comentários:

Amaral disse...

Amigos
Quantas vezes não fui à Muxagata, à Srª dos Remédios. Apanhávamos o comboio na estação de Gouvei-Gare e parávamos no apeadeiro da Muxagata.
Depois era a romaria, o lanche...
Belos tempos.
Abraço e votos de bom fim-de-semana

Al Cardoso disse...

De acordo com informacao recolhida, num artigo escrito nao ha muito tempo pelo padre Virgilio, a anterior ermida, chegava ate junto a escadaria.
Era portanto muito maior!

Um abraco dalgodrense.