A unica coisa que posso acrescentar, e que a data desta fotografia, a igreja de Maceira tinha campanario, se conseguir-mos saber quando foi construida a actual torre sineira, teremos pelo menos a data anterior. Interessante tambem e creio que isto ja foi no seculo XX (principios suponho) Ainda se identificava esta localidade por "Macieira" e nao Maceira como actualmente acontece!
Na descricção dessa foto podemos acresentar a epoca do ano na observação da vegetação ;
A vinha em primeiro plano foi enxertada nesse ano, visto os cadabulhos para cobrir os enxertos de garfo feitos directamente in situ. Os esteios talvez em castanho visto a regularidade e pinheiro descascado para uma melhor durabilidade. Os enxertos estão somente a desbrulhar. Penso que a arvore folhosa a direita nessa vinha é uma cerdeira e que deve existir ainda hoje, seria optimo de ter uma foto no mesmo angulo um dia destes. Tendo em conta o seu estado de vegetação nas fases fenológicas, enfolhamento depois da floração assim como em paralelo o estado atrasado da figueira sobre a parede central e dos majestuosos castanheiros na alto da aldeia, especies mais tardias, fazem me situar a priori essa magnifica cena entre abril e maio.
A estrada é a nacional 229 ?
Boa continuição e obrigado de publicar esses documentos locais.
2 comentários:
A unica coisa que posso acrescentar, e que a data desta fotografia, a igreja de Maceira tinha campanario, se conseguir-mos saber quando foi construida a actual torre sineira, teremos pelo menos a data anterior.
Interessante tambem e creio que isto ja foi no seculo XX (principios suponho) Ainda se identificava esta localidade por "Macieira" e nao Maceira como actualmente acontece!
Bem hajam e um abraco d'algodrense.
Na descricção dessa foto podemos acresentar a epoca do ano na observação da vegetação ;
A vinha em primeiro plano foi enxertada nesse ano, visto os cadabulhos para cobrir os enxertos de garfo feitos directamente in situ. Os esteios talvez em castanho visto a regularidade e pinheiro descascado para uma melhor durabilidade. Os enxertos estão somente a desbrulhar.
Penso que a arvore folhosa a direita nessa vinha é uma cerdeira e que deve existir ainda hoje, seria optimo de ter uma foto no mesmo angulo um dia destes. Tendo em conta o seu estado de vegetação nas fases fenológicas, enfolhamento depois da floração assim como em paralelo o estado atrasado da figueira sobre a parede central e dos majestuosos castanheiros na alto da aldeia, especies mais tardias, fazem me situar a priori essa magnifica cena entre abril e maio.
A estrada é a nacional 229 ?
Boa continuição e obrigado de publicar esses documentos locais.
Um abraço
Enviar um comentário