11 janeiro 2008

0023 - Patrimónios da Semana 09 (Maceira)



Quinta das Rosas, na povoação de Maceira. Trata-se de uma propriedade onde, numa parcela, existe um bosque de pinheiros, castanheiros e carvalhos entre um aglomerado de penedos que, naturalmente, delimitam espaços e formam abrigos. Trata-se de uma imagem florestal que evoca o que teria sido a tradicional floresta regional em tempos idos, nomeadamente na Pré-História. Curiosamente, o local, mantendo esta flora tradicional densa e húmida, é um sítio pré-histórico de grande importância, onde foram identificadas ocupações humanas do início do Neolítico (cerca de 7000 anos), do final do Calcolítico (cerca de 4000 anos - contemporâneas da Fraga da Pena) e do final da Idade do Bronze (cerca de 3000 anos). O sítio já foi sujeito a várias sondagens arqueológicas, realizadas entre 2003 e 2006. A imagem mostra um abrigo natural, no interior do qual se registaram vestígios das ocupações pré e proto históricas.

Mais um "lugar" de penedos: naturalmente belo, culturalmente rico.

(Próxima freguesia: Matança)

1 comentário:

Anónimo disse...

...e também uma floresta particularmente rica em espécies de cogumelos, segundo registo feito num dos nossos últimos passeios micológicos!
Estou em crer que a maioria dos habitantes de Maceira (em particular os que não tem acesso à informação online) não faz ideia da importância histórica desta descoberta!!Talvez repetindo a iniciativa da Exposição Arqueológica...