30 novembro 2007

0012 - Patrimónios da Semana 003 (Cortiçô)



Anta de Cortiçô (ou Casa da Orca se preferirem). Classificada como Imóvel de Interesse Público, parece ter despertado pouco interesse no público que a visita, o qual, com alguma regularidade, vai destruíndo a vedação rústica em madeira, chegando mesmo a arrancar o totem explicativo ali colocado no âmbito do Roteiro Arqueológico do concelho (como documenta a fotografia de baixo).

Intervencionada por Leite de Vasconcelos no princípio do Século XX, visitada na década de sessenta pela arqueóloga alemã Vera Liesner (que fez um levantamento do megalitismo da Beira Alta), viu as suas pinturas (hoje já quase irreconhecíveis) estudadas por E. Shee. Em 1992 sofreu uma intervenção de conservação e retauro promovida pelo Serviço Regional do Centro do então IPPC, tendo sido integralmente escavada. Infelizmente, 15 anos depois ainda não se encontrou tempo para publicar os resultados desse trabalho.

3 comentários:

João Paulo Lopes Clemente disse...

É uma pena que haja gente com total falta de sensibilidade para com um património único, legado pelos nossos antepassados.
Parabéns por divulgar a história e a cultura das terras de algodres!
JPClemente

Amaral disse...

Filipe
Belíssimo trabalho feito por vós com esta divulgação.
A anta é maravilhosa merece que os estudos feitos sejam dados à luz do dia senão de que servem...
Bom fdsemana
Abraço

Tozé Franco disse...

Belíssima anta.
Um abraço.