20 novembro 2007

0009 - Passeio micológico


No passado dia 17 de Novembro concentraram-se na hospitaleira freguesia de Casal Vasco, do Município de Fornos de Algodres, cerca de cinquenta pessoas para participarem naquela que é já uma iniciativa de referência da Casa de Pessoal da Câmara Municipal de Fornos de Algodres.
Devidamente reconfortados por alguns sabores matinais em jeito de “piqueta”, generosamente oferecidos pela Junta de Freguesia, lá partiu o grupo em busca de exemplares do nosso micota que pudessem justificar, em alguns casos, deslocações de várias centenas de quilómetros.
Surpreendidos pelo maravilhoso enquadramento da Quinta das Moitas, lá se foram recolhendo alguns exemplares, que no final do percurso viriam a integrar uma exposição de algumas dezenas de espécies.
O espaço privilegiado da Residência de Estudantes de Fornos de Algodres, viria a acolher um faustoso almoço micológico, elaborado e servido pela Junta de freguesia de Juncais, onde os cogumelos marcaram presença distinta em todos os pratos.
Cratarellus cornucopioides,Flamulina velutipes, Boletus edulis, Agaricus bisporus, Lactarius deliciosus, Agrocibe aegerita, Lentinus edodes e Cantarellus cibarius foram alguns dos sabores que estiveram em debate gustativo, a merecerem, com unanimidade nota elevada.
No período da tarde e em ambiente mais intimista, foi servida uma palestra sobre as Zonas de Exploração Micológicas no Parque Natural da Serra da Estrela, projecto em que participou a Eng. Sofia Oliveira e foram apresentados alguns dos produtos provenientes de empresas como a Micoplant e a C. C. Cogumelos Cultivados, que se dedicam já a produção, em ambiente controlado, de alguns exemplares que hoje começamos a encontrar nas prateleiras dos nossos supermercados.
Depois de alguns registos gastronómicos em jeito de brincadeira de encerramento, ficou o desejo e o interesse na renovação da iniciativa que, em 2008, irá ter uma vez mais um cunho internacional, com a já confirmada participação de alguns Micólogos da Universidade de Vigo.
(Enviado por Rosa Costa)

2 comentários:

Al Cardoso disse...

Ai que "inveja", eu aqui se quero comer cogumelos so comprando-os no supermercado, e estes nao tem o mesmo sabor!

Carlos de Matos disse...

Boa Noite a todos,

brigado a sra Rosa Costa pela reportagem desse passeio ao qual certamente teria participado.
Alguns dos "fungos" que foram enumerados são proprios ao biotopo criado pelos abetos Douglas ou "Pseudo tsuga" que podemos perfeitamente identificar alignados atras do grupo de participantes.

Ver um post qui tinha feito em "Aqui D'algodres" sobre esse evento.

As raizes dessas coniferas são micorrizadas facilemente por "Lactarius deliciosus" que muita gente em Portugal desconhece e não consome.

Espero que desfrutaram dessa fina gastronomia ;o))

Carlos de Matos