15 novembro 2007

0007 - Património da Semana 000

Esta é uma iniciativa que pretende dar a conhecer o variado património arqueológico, histórico, etnográfico e natural de Fornos de Algodres, freguesia a freguesia.

Todos sabemos que Fornos, sendo um dos mais (senão o mais) pequeno concelho da Beira Alta, é um dos que tem mais (senão o que tem mais) freguesias. E também todos sabemos quais são:



(que nos perdoem o destaque da freguesia de Juncais, mas a imagem foi "emprestada" do site da câmara na secção dedicada a esta freguesia - calhou).

Assim, a partir desta semana será publicada aqui uma referência a um elemento patrimonial de uma freguesia do concelho. Todas as semanas haverá um novo elemento patrimonial de uma nova freguesia. A sequência seguirá a ordem alfabética (não queremos melindres) e quando se chegar à 16ª voltaremos ao princípio.

Assim, convidam-se todos os fornenses a recolherem imagens do património das respectivas freguesias e enviarem-nas (juntamente com pequenos textos alusivos) para a associação, de forma a que sejam pubicadas na devida altura (terrasalgodres@sapo.pt). Sugerimos que escolham os elementos patrimoniais menos conhecidos (os mais conhecidos iremos divulgando agora no início, enquanto esperamos pela vossa participação e colaboração).

Assim, amanhã, sairá a primeira entrada relativa à freguesia de Algodres (a primeira da lista alfabética): será relativa à próxima semana (a 6ª feira é eleita como o dia e publicação dos elementos patrimoniais de Fornos de Algodres).

Espera-se o bom acolhimento da iniciativa e uma entusiástica colaboração.

2 comentários:

Amaral disse...

Filipe
Acho uma iniciativa muito interessante. Seguramente que vai acolher a aprovação dos leitores.
Parabéns!
Abraço

Al Cardoso disse...

Irei tentar colaborar, embora neste momento ande um pouco ocupado, far-lhes-ei chegar alguma informacao assim que me for possivel!

Uma excelente iniciativa que me merece os maiores aplausos.