28 dezembro 2007

0018 - Patrimónios da Semana 07 (Infias)




Inscrição romana integrada na fachada da Igreja Matriz de Infias. Segundo Coelho 1948, a sua transcrição é:


DEO / MERCVRI / APONEVS / SOSVMVS / A(nimo). L(ibens). V(otum). S(olvit).


Trata-se de uma inscrição dedicada ao deus Mercúrio, deus romano da eloquência, do comércio, dos viajantes e dos ladrões. Mercúrio era também quem levava as mensagens de Zeus, daí as asas que lhe ornamentavam o capacete e as sandálias e a sua associação aos viajantes e às estradas. A presença desta dedicatória em Infias pode revelar a importância desta povoação como importante encruzilhada viária da rede associada à via de Emerita a Bracara Augusta.

De facto, Infias terá sido uma importante povoação no período romano e nela foram recolhidos vestígios arquitectónicos (colunas, capiteis), cerâmicas, moedas, que documentam a existência de importantes vestígios arqueológicos.

Infelizmente, tal como já foi referido para a capela de St. Cristo no Sobral Pichorro, também o tempo está a fazer desaparecer a inscrição. As duas fotografias têm 20 anos de diferença.

4 comentários:

Nuno Soares disse...

É deveras preocupante a erosão "galopante" que se verifica nestes monumentos. Neste caso, a inscrição bem merecia ser protegida no local.

Al Cardoso disse...

Sendo Infias minha terra de adopcao, ainda mais me preocupam estas coisas.
O proteccao desta lapide e deveras necessaria, assim hajam vontades e dinheiro!!!

Um abraco de amizade e feliz 2008.

Anónimo disse...

É com agrado que vejo o realce dado ao património da minha aldeia, eu próprio espero vir corresponder ao desafio do envio de fotos do nosso património património. É lamentável que não se faça nada (ou muito pouco) para o boa conservação do mesmo, uma vez que não se investiga, ao menos que se proteja o existente.

Bom ano de 2008

Joaquim Baptista disse...

Do que estão à espera para acautelar essa lápide? Falem com as pessoas a bem, acho que conseguiam tirar a pedra daí e acautelá-la num Museu ou no interior dessa igreja.