13 dezembro 2007

0014 - Teodósio (imperador)



Esta moeda romana foi recentemente recolhida nas escavações de Algodres, onde contextos arqueológicos do período alto imperial (séculos IV-V) se encontram preservados sob a necrópole medieval. Trata-se de uma moeda cunhada no período do Imperador Teodósio, representado iconograficamente na imagem da direita.

_________________________


Teodósio I, o Grande, também conhecido como Flavius Theodosius, foi imperador bizantino. Nasceu em Espanha por volta de 346 e faleceu em Milão em 395. Foi o grande último líder de um império Romano unido.
O imperador Graciano nomeou Teodósio Co-Augusto do Oriente em 378. Em 392 Teodósio acabou por tomar o Ocidente do império e governou como imperador único. Após algumas campanhas inconclusivas contra os godos, acabou por fazer um tratado pelo qual aqueles preservavam sua independência política no interior do Império Romano em troca da obrigação de fornecerem tropas ao exército imperial. Este tratado seria uma das causas do enfraquecimento militar romano que levaria ao saque de Roma pelos mesmos godos em 410.
Teve dois filhos, Arcádio e Honório, e uma filha, Pulcheria, da sua primeira mulher Aelia Flacilla. Arcádio foi o seu herdeiro no Oriente e Honório no Ocidente. De sua segunda mulher, Galla, filha do imperador Valentiniano I, ele teve uma filha, Galla Placidia.
Teodósio foi educado numa família cristã e foi baptizado em 380. D.C.. Com ele assistiu-se ao fortalecimento da religião cristã no interior do império.


(adaptado de Wikipédia)


3 comentários:

Al Cardoso disse...

Uma excelente prova da romanizacao de Algodres, que espero poder ver no CHIAFA brevemente!
Tambem uma concisa descricao desse imperador.

Um abraco d'Algodres.

Nuno Soares disse...

Excelente novidade, que também confirma a importância das escavações realizadas. Cumprimentos a todos os que por aqui passam e votos de Boas Festas!

Ze Rebelo disse...

gostava que essa moeda estivesse esposta no CIHAFA jà que me passou pelas maos