30 abril 2008

0044 - Visita arqueológica



Decorreu no passado fim de semana uma visita a sítios arqueológicos da Beira Alta, à qual aderiram (em parte ou na íntegra) vários associados da Terras de Algodres.

A visita começou na sexta com a ida ao núcleo de gravuras rupestres paleolíticas da Penascosa (Foz Côa) e, posteriormente, a gravuras ainda não abertas a visita pública, cortesia de um dos arqueólogos do parque.



No Sábado de manhã visitou-se o recinto pré-histórico de Castelo Velho e as ruínas romanas, medievais e contextos pré-históricos do Prazo, tudo em Freixo de Numão. À tarde visitaram-se monumentos megalíticos na Serra da Nave (Moimenta da Beira).

Finalmente, no Domingo de manhã, percorreu-se parte do roteiro arqueológico de Fornos de Algodres, com paragem na Anta da Matança, Necrópole das Forcadas, Fraga da Pena e Castro de Santiago, terminando no Centro de Interpretação Arqueológica de Fornos de Algodres.

3 comentários:

Amaral disse...

Amigos
Há uns tempos sem comentar nas vossas "terras" não pude deixar de comentar este post. Pela beleza das imagens acredito ter sido um belo passeio.
Bom feriado
Abraço

Al Cardoso disse...

Foi decerto um passeio excelente e culturalmente rico, que eu infelizmente devido a distancia nao aproveitei. Sera numa proxima oportunidade.

Um abraco dalgodrense.

Anónimo disse...

É só para deixar uma correcção que considero essencial.. não existe a referida serra da nave, mas sim o lugar da nave na serra de Leomil.
É curioso ver como se cometem falhas tão graves.