29 setembro 2008

0049 - Conversa sobre arqueologia

No Sábado, 27 de Setembro, depois de um périplo por Fornos a tirar fotografias sobre património (esperamos poder apresentar aqui as melhores), uma conversa sobre Arqueologia no auditório do CIHAFA.






No final uma interessante troca de impressões sobre a responsabilidade social da ciência em geral e da Arqueologia em particular. Não há muito disto nas Beiras.

25 setembro 2008

0048 - Limpeza da Fraga da Pena

Aproveitando o fim de semana dedicado ao Património, resolvemos limpar a Fraga da Pena (com o apoio do município na logística), que se encontrava num estado lastimável (cheia de vegetação, entenda-se).

Hoje foi o primeiro dia. Quando iniciámos o trabalho, a "coisa" estava assim:







Durante:





E depois do primeiro dia de trabalho:



12 setembro 2008

0047 - Actividades para dia 27



No dia 27 de Setembro, no âmbito das actividades a realizar no feriado municipal promovidas pelo município e da iniciativa "no Património... acontece" promovida pelo Igespar, a terra de Algodres organiza um concurso de fotografia digital dedicado ao tema Património Histórico e Arqueológico (a decorrer durante a manhã a partir das 10.30h - local de reunião no CHIAFA) e uma palestra da autoria de António Carlos Valera sobre o tema "Como se faz Arqueologia e porquê" (a partir das 15.ooh no CIHAFA).

Apela-se à participação de todos os associados e interessados pelas questões do Património.

05 setembro 2008

0046 - Alminhas



Alminha junto à povoação de Casal Vasco

As alminhas são uma espécie de pequenos altares relacionados com o culto dos mortos, tendo a função de solicitar, a quem junto delas passa, uma oração em favor das almas, nomeadamente das que disso mais necessitam: as que estão no Purgatório.
São comuns no meio rural português, sobretudo no Centro-Norte, em caminhos e estradas e nas suas encruzilhadas; integrando muros ou fachadas de casas.
Datam, na sua maioria, dos séculos XVIII e XIX, atingindo o século XX (sobretudo na primeira metade).
São hoje património cultural religioso, testemunho de uma prática e devoção religiosa e da relação que as comunidades mantêm entre a sua visão do mundo e os caminhos através dos quais se relacionam com o seu território e o perspectivam.
Talvez por isso, gente informada tenha utilizado uma alminha para nela colocar uma seta indicadora de um percurso. Ou talvez não.
Aproveitamos esta infeliz decisão para chamar a atenção para o facto de que estas "peças de religiosidade popular" são também património e que, apesar de vulgares neste e noutros concelhos, merecem a nossa atenção no que respeita à sua salvaguarda, assim como dos respectivos locais de implantação, não raras vezes plenos de sentido histórico local.