15 fevereiro 2008

0037 - Patrimónios da Semana 14 (Vila Chã)



Igreja de fachada de tradição românica e campanário em Vila Chã.

3 comentários:

Amaral disse...

Terras de Algodres
A fotografia está excelente e diz tudo. Estamos na presença de uma bela igreja e campanário.
Infelizmente aqueles altifalantes ficam ali um pouco ridículos.
Abraço

Al Cardoso disse...

Ora aqui esta a pequena mas muito antiga igreja onde fui baptizado!
Da construcao original deve datar a fachada e portal em arco de volta inteira, o remate deve ter sido uma pequeno campanario a rematar a fachada.
Ja mais recente e sem duvida a cornija a cruz trilobada e os corucheus. Provavelmente da mesma altura deve ser tambem o actual campanario elegante, outrora de uma so ventana e um sino. Na decada de setenta do seculo XX foi-lhe agregada outra ventada virada a sul dentro no mesmo estilo e muito bem construida em cantaria, sendo nessa altura instalado o outro sino, oferta de um natural desta freguesia procedente da familia Costa.
Esta Igreja e ja documentada desde o seculo XVI. No adro (antigo cemiterio) existe uma sepultura com uma pedra em que se pode ver a data de 1691, e uma inscricao ja praticamente ilegivel, onde eu ainda consegui ler: AQVI IAS IUAM..... (creio que da familia Soveral). Alem desta existem outras duas geminadas e identicas que devem ter pertencido a outra familia, tambem aqui se encontram inscricoes ja ilegiveis, no entanto, pelo tipo de construcao devem ser mais recentes provavelmente seculos XVIII ou XIX.
Actualmente o adro encontra-se bem melhor cuidado e em parte pavimentado com cubos formado uma bela passadeira em granito, que da ao conjunto muito mais dignidade!

Desculpem-me comentario tao longo, mas muito mais poderia escrever a respeito, talvez o faca um dia destes em: http://dalgodres.blogspot.com/

Um abraco dalgodrense de amizade.

Anónimo disse...

A nossa igreja é mesmo muito bonita!!